sobre-image

Bombeamento carneiro hidráulico

carneiro

Bombeamento carneiro hidráulico

O que é o carneiro hidráulico

Em primeiro lugar, o bombeamento carneiro hidráulico é um mecanismo que usa diferenças de pressão para bombear água, sem o consumo de combustível fóssil ou energia elétrica.

Ou seja, funciona de forma automática com aproveitamento do golpe de aríete resultante do fechamento abrupto da válvula de impulso.

Seu uso é destinado a locais onde exista uma quantidade de água suficiente para fazê-lo funcionar e que possa ser consumida, seja para irrigação ou para consumo humano.

Por ser uma máquina muito simples pode ser adquirida no mercado ou pode ser construído de forma artesanal.

Consiste de um tubo de escoamento e alimentação, uma válvula de impulso, uma válvula de recalque, uma câmara de ar e um tubo de recalque no qual a água é direcionada ao reservatório de consumo.

Construção do equipamento carneiro hidráulico

Para a construção do bombeamento carneiro hidráulico utiliza-se diversas peças, tais como: cano PVC, adaptadores, fita veda rosca, arruelas, porcas, 1 parafuso, 1 mola, 1 registro, 1 válvula de retenção e 1 válvula de sucção.

 Ao entrar no carneiro a pressão da água ativa o seu funcionamento, sendo uma parte jogada fora e a outra elevada para um local de nível superior.

O carneiro nada mais é do que uma bomba que transforma a energia cinética da água em energia potencial.

Seu nome deve-se à relação entre o instinto do animal carneiro em dar golpes com a cabeça no que encontra em sua frente e o fato do aparelho. 

Funcionamento do bombeamento carneiro hidráulico

O seu funcionamento é decorrente do chamado golpe de aríete, causado pelo fechamento de uma válvula, que interrompe o movimento da água proveniente de uma fonte localizada em nível superior e gera uma sobre pressão, possibilitando a elevação da água. 

O nome golpe de aríete se refere à Aríete, antiga arma medieval usada para arrombar portões de castelos e muralhas.

O bater do pistão do carneiro hidráulico lembra a batida da aríete. 

O rendimento do carneiro hidráulico é baixo, mas tem como vantagens um reduzido custo de instalação e manutenção.

O tamanho do carneiro hidráulico deve ser determinado de acordo com a vazão necessária para atender a demanda de consumo.

Da mesma forma, para dimensionar o equipamento, deve-se obter alguns dados da propriedade.

Como a altura de queda, a altura de saída, a vazão de água na qual será instalado o tubo de escoamento; e o volume médio de água consumido em um dia.

Em conclusão, se o fluxo de água da fonte for permanente, o carneiro pode funcionar indefinidamente a partir do momento da instalação.

 

 

 

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email